O Renascimento surgiu na Itália, mais
precisamente em Florença, e se espalhou pela Europa. Nesse momento houve uma
ruptura na história da arquitetura, pois houve uma valorização estética
artística da antiguidade clássica (greco-romana). Os artistas renascentistas
defendiam a ideia de que a arte na Grécia e Roma antigas tinha um valor
estético e cultural muito maior do que na Idade Média. Por isso que uma
escultura renascentista, por exemplo, possui uma grande semelhança como as
esculturas da Grécia Antiga. Como principal característica desse momento temos
o Humanismo, onde o homem é a medida de todas as coisas, visão de que o homem é
o principal e decisivo elemento na condução da história da humanidade. Essa
visão é conhecida como antropocentrismo ("homem no centro") e fez
oposição à visão teocêntrica ("Deus no centro") da Idade Média, os
descobrimentos marítimos, a reforma protestante. O Estado é forte e organizado.
O Rei aliado à burguesia. Grande importância dada às ciências e à razão. Os
renascentistas defendiam a ideia de que há explicação científica para a maioria
das coisas. Portanto, desprezavam as explicações elaboradas pela Igreja Católica
ou por outras fontes que não fossem científicas. Este período da história foi
muito significativo no tocante ao desenvolvimento das experiências científicas
e do pensamento racional e lógico. Busca do conhecimento em várias áreas. Os
renascentistas buscavam entender o mundo através do estudo de várias ciências
(Biologia, Matemática, Física, Astronomia, Botânica, Anatomia, Química, etc.).
Um ótimo exemplo desta visão de mundo foi Leonardo da Vinci que, além de ser
pintor, também desenvolveu trabalhos e estudos em várias áreas do conhecimento.
Boa parte do conhecimento humano tem fortes influências dessa época. Algumas
invenções atuais foram inspiradas em obras do renascimento, como o helicóptero
que foi inspirado em um dos muitos desenhos de Leonardo da Vinci. A riqueza
cultural desse período fez com que uma forte pesquisa sobre este mesmo fosse
feita. Desse período temos novas técnicas matemáticas, e, sobretudo artísticas,
uma arte mais técnica, mais refinada, e, sobretudo mais comercial. Uma das
principais criações do renascimento foi o dinheiro proveniente dos ricos
comerciantes italianos. As técnicas artísticas desenvolvidas ou redescobertas
no período renascentista se tornaram a base da arte de diversos períodos
posteriores, inclusive a nossa atualidade.
ARQUITETURA
Destacamos na Arquitetura principalmente
Filippo Brunelleschi que foi um dos precursores do movimento renascentista.
Liderou um grupo de jovens artistas florentinos que se dispôs deliberadamente a
criar uma nova arte e a romper com as ideias do passado. Foi o primeiro
arquiteto a estudar com profundidade a arquitetura antiga buscando medir
monumentos rigorosamente e procurando métodos para transpor as relações
métricas para o papel. Pai da Engenharia moderna pelas suas descobertas como a
perspectiva matemática e pela introdução do projeto de igrejas em plano
central, que substituíram a antiga basílica medieval. Arquitetura com
proporções ideais, formas equilibradas e simétricas. Invenção da perspectiva e
ponto de fuga. A escultura e a pintura, que antes estavam ligadas diretamente à
arquitetura, se desprendem e tornam-se manifestações independentes.
ARTE
Na pintura renascentista observamos o uso de
perspectiva, do claro-escuro para criar contrastes e reforçar o volume dos
corpos. Os temas pintados são mais do cotidiano e tendem a demonstrar a
realidade dos fatos. Em um período de ascensão da burguesia e de valorização do
homem no sentido individualista, surgem os retratos ou mesmo cenas de família,
fato que não elimina a produção de caráter religioso, particularmente na
Itália. Nos Países Baixos destacou-se a reprodução do natural de rostos,
paisagens, fauna e flora, com um cuidado e uma exatidão assombrosos, o que
acabou resultando naquilo a que se deu o nome de Janela para a Realidade.
Na escultura essa relação com a realidade é
mantida, assim como a profundidade e perspectiva. O corpo humano é estudado
para uma maior riqueza de detalhes. No renascimento a escultura ganha
independência e a obra, colocada acima de uma base, pode ser apreciada de todos
os ângulos. Ela não está mais atrelada à
arquitetura, relegadas a segundo plano, acopladas às paredes ou capitéis.
Destaca-se a expressão corporal, o sentimento humanista. Também encontramos
obras retratando elementos mitológicos.
O HOMEM VITRUVIANO
É um desenho de 1492, feito por Leonardo Da
Vinci, no qual expõe o traçado e proporções do corpo humano. O conceito elabora
a noção a respeito da divina proporção através do raciocínio matemático, sendo
um modelo ideal para todo o ser humano. As proporções do “homem vitruviano” são
perfeitas e inserem o conceito clássico e divino de beleza.
Trindade Renascentista: Leonardo da Vinci,
Rafael Sanzio e Michelângelo.
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