sexta-feira, 17 de junho de 2016

Estudos Orientados | “Sobre verdade e mentira no sentido extra-moral” F. Nietzsche

Para Nietzsche a verdade e a mentira são construções que decorrem da vida em sociedade e da linguagem que lhes correspondem. O homem chama de verdade aquilo que o mantém em sociedade e chama de mentira aquilo que o ameaça ou exclui. A verdade e a mentira são ditas visando à paz na sociedade. Assim, os gestos, as palavras e os discursos que manifestem uma experiência individual própria em oposição ao das pessoas, ou não são compreendidos ou trazem perigo para aqueles que assim o fazem. Portanto, em primeiro lugar, a verdade é a verdade da maioria. A verdade se expressa através das palavras, pois o pensamento só pensa com palavras.
Por si só, a verdade e a mentira nada significam de bem ou de mal: diante do conhecimento puro sem conseqüências o homem é indiferente. O que faz diferença e caracteriza ainda mais a verdade são as conseqüências tanto da verdade como da mentira. O que o homem odeia é ser prejudicado tanto por uma quanto por outra. Se o resultado da mentira é benéfico, então a verdade, em oposição, não é desejada e, até mesmo, evitada. Ao assumir uma verdade prejudicial, de alguma maneira, a sociedade que o cerca, este indivíduo, assim como o mentiroso, sofre a punição, que se caracteriza geralmente por perda de confiança e isolamento.
Sendo assim, como exemplo de fatos do cotidiano, o indivíduo que recebe uma visita, por exemplo, assim o faz com todas as gentilezas, ofertando o melhor, daquilo que é usado somente em ocasiões especiais, uma alimentação farta e variada, tudo da melhor qualidade.  Assim o faz com o único propósito de que, o hóspede, ao se despedir, leve uma impressão de que todos os dias do ano são sempre assim. Na visão de Nietzsche isso seria uma forma de se manter bem em sociedade, sendo assim, seria uma verdade no sentido extra-moral.



”As verdades são ilusões, das quais se esqueceu que o são,
metáforas que se tornaram gastas e sem força sensível,
moedas que perderam sua efígie e agora só entram
em consideração como metal, não mais como moedas.”
Nietzsche,1876




Palavras-chave: intelecto, moral, princípio da razão, linguagem, palavras, metáforas, leis da natureza, convenção, ciência, felicidade e sofrimento, ilusão, conceitos;


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